Por Leandro Lui

Os conteúdos que são ministrados nas escolas são os saberes universais que acabam formando toda uma cultura e, entre eles, a disciplina de Artes. Segundo a professora de artes Ana Christina Utzig Dumoncel – Coordenadora do Departamento Municipal de Cultura ”No contexto escolar, o objeto de estudo da disciplina são os conteúdos específicos contemplados nas diferentes linguagens artísticas, entre elas música, dança, teatro e artes visuais”.

Ana Christina

A avaliação em relação a importância da matéria nem sempre é bem feita pelos alunos e pela comunidade em geral, sobre isso Ana Cristina relata que “o conteúdo de Artes passa a ocupar, gradativamente, um lugar mais central no currículo escolar, pois já possui conteúdo próprio e substancial que exige o mesmo rigor intelectual das ciências exatas e que tem o peso de reprovação também”.

O comportamento desprezível hoje dos alunos em relação ao ensino como um todo, tem sido pauta em todas as reuniões de professores e também tema de vários estudos sobre comportamento. No entanto, o relato da professora vem para nós surpreender, pois a mesma nos coloca que: “atualmente os alunos percebem a disciplina com a importância das demais, pois eles constroem conhecimento, o que antes ainda não acontecia”.

Esse relato é uma surpresa e quando ela é questionada sobre quais métodos que ela tem utilizado para conseguir tal façanha, Ana Christina nos conta que “para que ocorra aprendizagem é imprescindível que haja uma interação do professor com o aluno e do aluno com o professor, ou seja, nas minhas aulas, sempre há espaço para os alunos colocarem suas opiniões, sempre construímos juntos projetos de trabalhos, atividades e ações para serem desenvolvidas”.

Desta forma, concluímos que não basta aprender um conteúdo escolar para obtenção de boas notas e aprovação de ano escolar — embora estas precisem existir no contexto escolar — é primordial ir além disso, ou seja, mostrar que os alunos precisam aprender um conteúdo escolar em função de uma necessidade social e a compreensão e utilização do mesmo.

Nesta direção, o professor da disciplina de Artes necessita de interação continua com os alunos, dar a eles vez e voz, o que só é possível por meio de oficinas e do uso de materiais de apoio e didáticos desenvolvidos e aplicados por professores e profissionais da área.

Anúncios