Por Isabeli Lopes

O Vereador de Cruz Alta, Paulo Macagnan (DEM) apresentou em Sessão Ordinária da Câmara Municipal um Projeto de Indicação com a proposta de que seja estudada a implantação de passe livre no transporte coletivo urbano nos dias de eleição.

Vereador propõe passe livre nas eleições

De acordo com Macagnan as pessoas de baixo poder aquisitivo, em muitos casos, mudam de endereço com certa frequência, uma vez que procuram sempre um aluguel mais barato e acabam morando longe do local onde votam. Com a necessidade do voto obrigatório essa parte da população encontra dificuldade de deslocamento até seu colégio eleitoral, e assim podem sofrer algum tipo de influência ou até mesmo não votar.

Pensando nisso, o Vereador Macagnan desenvolveu um projeto que tem o objetivo de proporcionar benefícios à população de baixa renda no que diz respeito ao deslocamento dos eleitores. A proposta é de que essas pessoas tenham passe livre nos dias de pleitos eleitorais para facilitar o voto. “Muitas pessoas deixam de votar por não terem condições de pagar a passagem do ônibus. Entendo que o Poder Público tem o dever de facilitar essa situação para os eleitores”, ressalta Macagnan.

No município de Cruz Alta, nessas eleições, o índice de abstenção no 1º turno foi um pouco mais de 20%, já no 2º turno o índice aumentou, chegando a quase 23% a abstenção. Macagnan destaca que se esses eleitores que deixaram de votar tivessem transporte gratuito, certamente esses índices seriam menores.

Anúncios